Back

Dos quais 22% das Startups em Portugal adoptaram a Tecnologia Blockchain.

Em Portugal, 22% das startups abraçaram o uso da tecnologia blockchain, o que está alinhado com a adopção geral de tecnologias avançadas na Península Ibérica. O blockchain emergiu como uma força dominante em campos como finança, logística, saúde e tecnologia.

O sector financeiro português é o maior beneficiário, com 76% dos investimentos em fintech canalizados para o blockchain e cripto. A Estratégia Nacional de Blockchain também visa a transformação dos sectores agrícola, de seguros e jurídico.

Lisboa continua a ser o principal hub tecnológico, no entanto, outras cidades como Porto e Braga estão a tornar-se actores importantes no ecossistema tecnológico e, assim, a contribuir para o desenvolvimento de um sistema de inovação mais distribuído.

Os Prémios EmprendeXXI mostram que o blockchain, juntamente com deep tech e IA, está a propelar o crescimento das startups. Graças ao financiamento público e privado da inovação, Portugal é agora um local atractivo para a implementação de startups baseadas em blockchain. Esta tendência reforça a posição de Portugal como um jogador chave na gestão de mudanças digitais por toda a Europa.