A Oracle vai despedir cerca de 400 trabalhadores na Roménia como parte de um plano maior para reorganizar a empresa, que está a focar mais em IA e tecnologias em nuvem. Os trabalhadores foram informados sobre isto a 3 de Novembro de 2025, mas a Oracle ainda não confirmou oficialmente a notícia.
A Oracle tem mais de 4.400 funcionários na Roménia, a trabalhar para diferentes partes da empresa como Oracle Roménia, Oracle Global Services e Oracle Sovereign Cloud.
Em 2024, a empresa fez 1,66 bilhões de lei em receita na Roménia, com a Oracle Roménia a ter um bom crescimento. No entanto, algumas partes, como a Oracle Global Services, tiveram perdas. A nível global, a Oracle fez $55,78 bilhões em receita em 2025, graças ao seu trabalho em IA e serviços em nuvem.
Alguns trabalhadores romenos começaram a trabalhar com advogados para obter melhor apoio durante os despedimentos.
Estão a juntar dinheiro para contratar um advogado que os ajude a negociar melhores pacotes de indemnização. Não é claro quais departamentos serão afetados, mas isto é parte de uma tendência global, com despedimentos semelhantes a ocorrer nos EUA no início deste ano.