A Nvidia está a investir $5 bilhões na Intel, o que mostra que estão a unir-se na IA de forma significativa. Isso aconteceu logo após o governo dos EUA adquirir uma participação significativa na Intel. Devido a isso, o preço das ações da Intel subiu mais de 25% nas primeiras transações.
O dinheiro da Nvidia destina-se a ajudar a Intel a melhorar as suas capacidades em IA.
A Nvidia vai partilhar a sua tecnologia e trabalhar em conjunto em chips para computadores e data centers. Especialistas afirmam que este acordo não se trata apenas de dinheiro, mas também de ganhar influência e manter alinhamento com as políticas dos EUA.
- Nancy Tengler da Laffer Tengler Investments acredita que isto pode ser o início de um movimento maior como uma aquisição ou reestruturação entre as empresas de chips dos EUA.
- Steve Sosnick da Interactive Brokers afirma que não é um grande impacto financeiro para a Nvidia, mas é realmente importante para a Intel, ajudando-a a seguir o caminho certo com o desenvolvimento de chips de IA.
- Gadjo Sevilla da Emarketer acredita que este movimento muda a Intel de ser lenta em IA para se tornar um jogador importante no mundo da tecnologia, e ajuda a Nvidia a ter acesso às instalações de fabricação da Intel.
- Russ Mould da AJ Bell afirma que o acordo ajuda a indústria de chips dos EUA, dá à Intel uma segunda chance, e torna a cadeia de abastecimento mais estável.
- Matt Britzman da Hargreaves Lansdown afirma que esta parceria tem razões estratégicas e políticas, o que ajuda a aliviar as preocupações do governo dos EUA sobre o controle estrangeiro na indústria de chips.
Outros especialistas mencionam que a Nvidia obtém acesso a novas ideias e apoio do governo, enquanto a Intel recebe ajuda financeira, melhor credibilidade em IA, e um caminho claro a seguir.
Este acordo também ajuda a Nvidia a competir melhor com a AMD nos mercados de IA e servidores.
Isso está de acordo com o plano do governo dos EUA para aumentar a produção de chips domésticos. Embora $5 bilhões não sejam uma quantia enorme para a Nvidia, é um grande negócio para a Intel enquanto tenta tornar-se mais competitiva em IA e na fabricação de chips novamente.