A NOS e a Deloitte uniram-se para colocar Portugal na vanguarda da tecnologia. Pela primeira vez em qualquer lugar, o Plano Agentic AI para Telcos está a ser implementado em um ambiente real. A solução utiliza inteligência artificial agentic, que permite a criação de agentes autónomos.
Estes agentes podem executar tarefas, tomar decisões e adaptar-se em tempo real. O modelo segue padrões globais do TM Forum e oferece aos operadores de telecomunicações um caminho claro para passar do protótipo à produção em larga escala. Isso acelera a automação na gestão de redes e na experiência do cliente. Para NOS, este projeto é um passo fundamental na integração da IA em toda a organização. Aumenta diretamente a produtividade das equipas técnicas e melhora a qualidade do serviço. A Deloitte estima que a Agentic
A IA oferece uma oportunidade de mercado de $150 mil milhões para o setor das telecomunicações nos próximos cinco anos. O projeto segue um método concebido para identificar casos de uso de alto impacto e criar um roteiro para adoção escalável que se adapte a um mercado em rápida transformação. Ao adicionar inteligência autónoma às operações de rede, a parceria visa melhorar a eficiência, a resiliência e a inovação em serviços digitais.
Baseando-se na sua longa colaboração, a NOS e a Deloitte agora querem criar um modelo que outros operadores em todo o mundo possam replicar. O objetivo é mudar a forma como as infraestruturas de telecomunicações são geridas através da automação inteligente.