O Fundo NOS 5G está a apoiar a Coreflux, uma startup do Porto que começou em 2023. Este é o sexto investimento do fundo desde o seu início. A Coreflux garantiu 1,2 milhões de euros em uma ronda de financiamento, com o Fundo NOS 5G, gerido pela Armilar Venture Partners, a liderar.
A Coreflux, liderada pelo CEO Hugo Vaz, está a desenvolver tecnologia que gerencia conexões e dados para a Internet das Coisas (IoT). A sua configuração permite que as empresas recolham, processem e respondam a dados instantaneamente utilizando uma coleção de conectores de sistema, corretores e serviços de nuvem.
A NOS afirma que utilizar a tecnologia da Coreflux com o que o 5G pode oferecer—como tempos de resposta super-rápidos, gestão de muitos dispositivos e fatiamento de rede—cria possibilidades em áreas como indústria, energia, transporte e configurações de cidades inteligentes. Manuel Ramalho Eanes, que dirige o fundo, acredita que esta startup demonstra como o 5G pode ajudar a impulsionar a inovação prática em Portugal.
O Fundo NOS 5G foi criado em 2019 com 10 milhões de euros para apoiar a pesquisa e inovação relacionadas com redes 5G.