Back

A maioria das PME europeias ainda está despreparada para ciberataques, conclui relatório da Kaspersky

A maioria das pequenas e médias empresas europeias não está pronta para ciberataques, de acordo com um novo relatório da Kaspersky. O relatório afirma que apenas 29% dessas empresas têm um plano de cibersegurança completo, o que deixa a maioria delas em risco devido ao aumento das ameaças online. Cerca de 65% afirmam que os seus planos são apenas ideias ou são objetivos separados que não estão interconectados, e muitos não têm dinheiro ou know-how para se proteger adequadamente.

O estudo, “Como os ciberataques estão a atingir as PMEs na Europa e em África em 2025,” mostra que 33% das empresas afirmam que são fracas no que diz respeito a lidar e recuperar-se de incidentes cibernéticos.

Quase metade (48%) diz que o seu plano de cibersegurança está apenas escrito e ainda não está a funcionar. Esta falta de ação real torna as PME alvos fáceis para hackers.

De janeiro a abril de 2025, a Áustria (40%), Itália (25%) e Alemanha (11%) registaram o maior número de ataques a pequenas empresas.

A Kaspersky afirma que a ausência de planeamento adequado, financiamento e pessoal treinado continua a tornar as PME vulneráveis às ameaças cibernéticas. Como resultado, muitos gestores de TI afirmam que não se sentem confiantes na capacidade da sua empresa para impedir ou lidar com ciberataques.