A Microsoft está a planear investir 30 mil milhões de dólares no Reino Unido entre 2025 e 2028, que é o seu maior investimento no país até agora.
Parte deste montante será destinada à construção de sistemas de IA e de cloud, com 15 mil milhões de dólares reservados para nova infraestrutura. Isto inclui a criação do maior supercomputador na Grã-Bretanha, que usará mais de 23.000 GPUs NVIDIA, e será construído com Nscale.
O restante do dinheiro ajudará a manter as operações da Microsoft a funcionar perfeitamente no Reino Unido.
Isto inclui o apoio à sua equipa de 6.000 pessoas que trabalham em áreas como pesquisa, desenvolvimento de modelos de IA, jogos, centros de dados e atendimento ao cliente. O investimento inclui também a colaboração com organizações importantes do Reino Unido, como Barclays, Vodafone, o NHS, o Grupo da Bolsa de Londres e a Premier League para usar as ferramentas de IA da Microsoft.
O Primeiro-Ministro Keir Starmer elogiou o plano, afirmando que demonstra uma forte crença na capacidade do Reino Unido de liderar em IA e tecnologia avançada.
A Microsoft afirma que o projeto criará milhares de bons empregos, ajudará a melhorar as relações com os EUA e manterá o Reino Unido como um dos principais locais para o desenvolvimento global de IA.