A empresa de engenharia portuguesa Mecwide adquiriu o Grupo COEM, um fornecedor de serviços industriais com operações em Portugal, Irlanda, Angola e Moçambique. A COEM, fundada em 1990 e com cerca de 50 funcionários, registou um volume de negócios de 4,4 milhões de euros no ano passado. A empresa especializa-se na engenharia, montagem e manutenção de sistemas industriais em setores como energia, farmacêutica, químicos e petróleo & gás.
A aquisição reforça a posição da Mecwide nos serviços internacionais de metalomecânica, segundo o CEO André Pinto, e traz sinergias valiosas em experiência técnica e recursos. Importante, a COEM manterá a independência operacional, continuando a trabalhar com outros clientes e fornecedores.
A Mecwide, com sede em Barcelos, emprega mais de 1.700 pessoas e alcançou 170 milhões de euros em receita em 2024. A empresa, detida pelo fundador Carlos Palhares, tem mais de 2.000 projetos globais no seu portfólio, abrangendo Petróleo & Gás, Mineração, Energia e Data Centers. No ano passado, inaugurou uma fábrica de pré-fabricação de tubagens em parceria com a CTS da Noruega e a Victaulic dos EUA, ligada à crescente procura por centros de dados.