Back

JPMorgan Chase Cria o Plano para o Primeiro Megabanco Totalmente Alimentado por IA

O JPMorgan Chase está a criar um plano para o primeiro grande banco totalmente impulsionado por IA. Dentro dos centros de dados do banco, um sistema de IA chamado LLM Suite está a mudar a forma como o maior banco do mundo opera. Esta plataforma conecta a enorme quantidade de dados e ferramentas de software do banco e é atualizada a cada oito semanas. O objetivo é tornar o JPMorgan um banco completamente ligado à IA, de acordo com Derek Waldron, o Chief Analytics Officer.

O banco quer que cada trabalhador tenha o seu próprio assistente de IA, que cada tarefa seja realizada por agentes de IA e que cada cliente seja ajudado por um assistente de IA.

Neste momento, cerca de 250.000 funcionários usam este sistema todos os dias para escrever documentos, analisar dados e até criar planos de investimento rapidamente - tarefas que antes demoravam horas. O próximo passo é ter IA que possa realizar tarefas mais complexas de forma autónoma, passo a passo.

No entanto, esta mudança também traz desafios.

O JPMorgan acredita que a IA poderia reduzir o número de pessoas a trabalhar nas operações em 10% em cinco anos, mas também tornará as coisas mais eficientes e aumentará os lucros. À medida que a IA lida com tarefas simples, os empregos das pessoas estão a mudar de executar tarefas para verificar e garantir que a IA está a fazê-las corretamente. No entanto, Waldron diz que o objetivo não é substituir as pessoas, mas mudar a forma como o banco funciona - criando um novo tipo de banco onde humanos e IA trabalham juntos para transformar o mundo financeiro.