Back

Jorge Graça: “Estamos a trabalhar para detectar notícias falsas — se as imagens ou sons são reais ou não”

Jorge Graça, director de inovação da NOS — o maior inovador de Portugal em 2023 com um investimento de 96,6 milhões de euros — partilhou como a gigante das telecomunicações está a ultrapassar fronteiras para além do negócio tradicional. Desde ambulâncias alimentadas por 5G ligadas a hospitais para um atendimento mais rápido aos pacientes até cirurgias realizadas remotamente, a NOS está a aprofundar-se na tecnologia da saúde.

Um projeto peculiar utiliza IA para analisar sons de colmeias, ajudando os apicultores a avaliar a saúde das suas colónias. “Temos estudado padrões de voz e pensámos, porque não ajudar as pessoas que trabalham com abelhas?” explica Graça.

Uma grande inovação provocada por inundações em Bangkok levou a uma tecnologia que permite aos utilizadores retroceder a TV em directo ou ver programas que perderam — criando um catálogo maior do que o da Netflix. O foco da NOS na inovação faz parte de uma história mais ampla contada no podcast Liga dos Inovadores, que mostra como as empresas portuguesas estão a transformar a economia através da criatividade e da tecnologia.