A Intel Israel está a passar por despedimentos significativos que afetam várias centenas de funcionários nas suas operações, particularmente na fábrica de Kiryat Gat. Embora os números exatos não sejam oficiais, estimativas sugerem até 200 despedimentos apenas em Kiryat Gat.
Os despedimentos focam-se principalmente em dois grupos:
Gestão intermédia: A Intel está a achatá a sua estrutura organizacional para acelerar a tomada de decisões e melhorar o contacto entre gestores e funcionários. Isto afeta principalmente gerentes intermédios e juniores — líderes de grupo e gerentes de linha de frente que supervisionam os turnos de produção — em vez de trabalhadores de produção ou engenheiros.
Técnicos do ROC: O pessoal do Centro de Operações Remotas monitoriza e gere a produção remotamente, executando processos complexos de fabrico de chips 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os sistemas de automação, introduzidos gradualmente até 2025, devem substituir muitas tarefas manuais no ROC, reduzindo a necessidade destes papéis.
Esta reestruturação em Israel espelha cortes que a Intel está a fazer globalmente — 54 despedimentos em Folsom, 217 em Santa Clara, 194 na Irlanda, entre outros.
Apesar dos despedimentos, a Intel ainda considera a sua fábrica em Kiryat Gat como estrategicamente crucial. O último relatório anual destaca Kiryat Gat como um local de fabrico chave que utiliza a tecnologia Intel 7, contribuindo significativamente para a receita. Os ativos físicos de Israel para a Intel ascenderam a 10,4 mil milhões de dólares em 2024, classificando-se como o terceiro maior mundial, após os EUA e a Irlanda, sublinhando a sua importância.
O CEO da Intel, Lip-Bu Tan, valoriza muito a força de trabalho de Israel; os despedimentos são parte de esforços globais de otimização, não específicos de Israel. Os centros de desenvolvimento da Intel, especialmente em Haifa (focados no design de processadores), continuam a ser vitais para a empresa.
A Intel enfatizou que a reestruturação visa tornar a empresa mais enxuta e eficiente, tratando os funcionários afetados com cuidado e respeito.