A WPP substituiu oficialmente a sua divisão de media de longa data, GroupM, pela WPP Media, marcando uma mudança estratégica para um modelo de media totalmente integrado e orientado por IA. A transição visa satisfazer a crescente demanda dos marketers por soluções simplificadas que unifiquem media, dados e tecnologia.
“A GroupM foi concebida para uma era em que a escala importava. A WPP Media representa o poder da IA, dos dados e da tecnologia, com soluções mais simples e integradas,” disse Mark Read, CEO da WPP.
As marcas de agências de media Mindshare, Wavemaker e EssenceMediacom—todas ativas em Portugal—continuarão a operar sob o novo chapéu, agora beneficiando de capacidades partilhadas, infraestrutura tecnológica e suporte centralizado, de acordo com Francisco Teixeira, que lidera a WPP Media em Portugal.
A recém-formada WPP Media irá operar através da WPP Open, o sistema de marketing orientado por IA da empresa, oferecendo serviços que combinam criatividade, dados, comércio e media personalizado em grande escala. O objetivo é permitir que os clientes gerenciem media pagos, próprios e partilhados de forma mais holística, enquanto aproveitam análises de próxima geração e ferramentas de comércio digital.
“A WPP Media foi construída para um mundo onde a media está em todo o lado e em tudo,” disse Brian Lesser, CEO da WPP Media. “Ao investir em produtos orientados por IA e dotar as nossas equipas de habilidades preparadas para o futuro, ajudamos os clientes a navegar nas expectativas em evolução dos consumidores e a aproveitar novas oportunidades de crescimento.”
A WPP Media agora supervisiona mais de 60 mil milhões de dólares em gastos anuais com media, trabalhando com mais de 75% dos principais anunciantes do mundo em mais de 80 mercados.