O governo português está a redirecionar 25 milhões de euros de reembolsos anteriores do QREN para apoiar o Fundo de Capital e Quasi-Capital (FC&QC). Estes fundos ajudarão a financiar o fundo Deep2Start, destinado a apoiar startups inovadoras com tecnologias transformadoras.
O fundo Deep2Start, que será lançado no primeiro trimestre de 2025, contará com 60,6 milhões de euros em financiamento público e 50 milhões de euros de investidores privados, totalizando 110,6 milhões de euros. Este fundo visa fomentar o empreendedorismo e atrair capital de risco para startups de deep tech.
Os 25 milhões de euros provenientes de reembolsos do QREN só poderão ser utilizados nas regiões de convergência de Portugal, conforme exigido pelas regulamentações dos fundos europeus. Estes fundos apoiarão iniciativas de inovação, competitividade e internacionalização.
Startups de deep tech dependem de inovações de alta tecnologia ou avanços científicos, enfrentando muitas vezes desafios na obtenção de investimentos tradicionais devido a longos ciclos de desenvolvimento. Pedro Reis destacou que o fundo está alinhado com o Programa Acelerar a Economia, promovendo o crescimento económico através da tecnologia e inovação.
A Portugal Ventures irá gerir a componente pública do fundo, com potenciais parcerias com o Fundo Europeu de Investimento (FEI) em discussão. Esta iniciativa enfatiza o compromisso do governo em fomentar um crescimento impulsionado pela inovação e em apoiar startups que enfrentam desafios globais.