A Google está a testar uma nova app de moda alimentada por IA, Doppl, que permite aos utilizadores “experimentar” virtualmente roupas encontradas online — e é tão impressionante quanto hilariante e imperfeita.
Usando uma foto de corpo inteiro e uma captura de ecrã de uma roupa de qualquer lugar da web (Pinterest, Instagram, etc.), o Doppl cria uma imagem estática — e até um clipe animado — do seu gêmeo de IA a usar o visual selecionado. A experiência é rápida (menos de 2 minutos por experimentação) e divertida… até começar a substituir as suas meias por pés falsos ou transformar calças em botins de perna.
A app lidou surpreendentemente bem com algumas peças (uma camisa às riscas, por exemplo, parecia perfeita), mas teve dificuldades com calças, muitas vezes truncando ou desalinhando-as. Ao experimentar roupas que não tinham visibilidade total — como fotos que mostram apenas a metade superior — o Doppl comportou-se de forma estranha, inventando as suas próprias interpretações e, por vezes, modificando a forma do corpo do utilizador para proporções irreais, especialmente quando eram utilizadas selfies no espelho.
Ainda assim, apesar das peculiaridades (e dos ocasionalmente gerados pela IA pé falso), o Doppl sugere um futuro ousado para a moda virtual. Baseia-se na tecnologia de experimentação de IA existente da Google — já disponível na Pesquisa — mas vai mais longe ao permitir que experimente visuais de toda a internet e se veja em movimento.
Se a Google resolver as anomalias de mapeamento corporal e estilo, o Doppl poderá tornar-se uma ferramenta poderosa (e viciante) para fãs de moda e compradores online.