Back

Faça com que Portugal entre na Onda da IA, Diz Perito Drag

Ramayya Krishnan, um perito em políticas de IA, está a incentivar Portugal a realmente avançar com a inteligência artificial (IA). Ele acha super importante transformar o que a IA pode fazer em algo que realmente funcione no mundo real. No Fórum de IA Responsável 2025 em Lisboa, Krishnan salientou que tecnologia incrível como o Gemini 3.0 e o GPT da OpenAI são ótimas, mas só têm valor se as utilizarmos.

Ele está completamente focado em envolver pequenas e médias empresas (PMEs). Diz que torná-las melhores e mais rápidas é super importante se quiserem competir a nível mundial. Krishnan também afirmou: “A forma como colocamos isto em ação molda quem precisamos para trabalhar nisso.” Ele diz que precisamos de formar pessoas para os empregos que a IA irá trazer.

Krishnan quer que todos compreendam a IA e tenham acesso a ela. Ele acha importante não deixar ninguém de fora. Se queremos que a IA ajude a nossa economia a crescer, precisamos de desenvolver habilidades, preparar a nossa força de trabalho e garantir que todos possam participar.

Durante o webinar Tech Talent Decoded, alguns nomes importantes do setor concordaram que os salários estão a subir porque empresas de outros países estão a contratar pessoas remotamente em Portugal. Mas também disseram que as pessoas querem mais do que apenas um grande salário. Elas valorizam trabalho interessante, oportunidades de progressão e uma boa vida fora do trabalho. Empresas como a Capgemini e a OutSystems estão a tentar ajudar com questões como mudanças, formação, benefícios e permitindo que as pessoas experimentem diferentes empregos dentro da empresa.

Portugal pode ser uma grande referência em tecnologia devido à sua localização, ao custo das coisas e às habilidades dos seus trabalhadores. Mas os oradores concordaram que reter talento é o verdadeiro desafio.