Back

A General Motors Dispensa Funcionários em Meio a Medidas de Corte de Custos

A General Motors dispensou cerca de 1.000 funcionários na sexta-feira, com o objetivo de reduzir custos e se adaptar a condições de mercado em mudança. Os trabalhadores afetados foram notificados por e-mail naquela manhã.

As dispensas afetaram funcionários de desempenho abaixo do esperado e aqueles impactados pela reestruturação. A maioria eram trabalhadores assalariados, incluindo funcionários do centro técnico global da GM em Warren, Michigan. O sindicato United Auto Workers relatou que cerca de 50 dos seus membros também foram incluídos.

Esta medida faz parte do plano mais amplo da GM para cortar 2 mil milhões de dólares em custos fixos em 2024. A empresa enfrenta vendas nos EUA em desaceleração, desafios na China e uma adoção de veículos elétricos mais lenta do que o esperado.

Um porta-voz da GM afirmou que a empresa está a otimizar a eficiência e a concentrar-se nas principais prioridades para se manter competitiva, expressando gratidão a aqueles afetados pelas suas contribuições. No entanto, o Vice-presidente da UAW, Mike Booth, criticou as dispensas, acusando a GM de cortar empregos apesar de lucros recordes e prometeu defender os membros do sindicato.