Erik Lassche, CEO da Fullsix Portugal, alerta que a inteligência artificial está a transformar as agências de marketing mais rapidamente do que qualquer outra mudança tecnológica anterior. “Esta onda de IA está a acontecer muito mais rapidamente e pode ser exponencial; ninguém sabe realmente onde isto irá acabar,” diz ele.
Fundada há quase 20 anos, a Fullsix lançou um Laboratório de IA para integrar a IA nos processos criativos, de estratégia e de desenvolvimento. Lassche salienta que a agência agora pode “fazer mais com menos”, aumentando a eficiência — até assustadoramente —, enquanto mantém uma força de trabalho estável. Com uma equipe de cerca de 150 pessoas e um volume de negócios de 10 milhões de euros, a Fullsix está a crescer 8-9% este ano, apesar de ter menos empregados.
Lassche prevê que as agências do futuro terão menos pessoal, mas mais experiente, à medida que os papéis júnior estejam cada vez mais automatizados. Os modelos de pagamento por hora tradicionais também estão a ser questionados. “Quem disser o contrário não está a dizer a verdade ou está enganado,” afirma. O CEO enfatiza que a IA não é apenas uma ameaça, mas uma grande oportunidade para repensar processos, acelerar a produção e criar valor num panorama de marketing em rápida evolução.