A Ericsson está a mudar a forma como gere o seu negócio na Europa ao acabar com a sua unidade da Ibéria e integrar Portugal num grupo maior que inclui países da Europa Ocidental como França, Países Baixos e Bélgica. Antes, Portugal fazia parte da Unidade de Clientes da Ibéria juntamente com a Espanha. Agora, faz parte de uma nova divisão da Europa Ocidental.
Esta mudança faz parte de um plano maior para simplificar as operações da Ericsson na Europa.
O número de unidades de clientes na Europa passará de sete para menos de quatro. Isso também demonstra uma nova estratégia a nível global. A Europa já não está agrupada com a América Latina, mas agora faz parte da região EMEA, que inclui a Europa, o Médio Oriente e a África. Esta região é agora liderada por Patrick Johansson, que está sediado na Arábia Saudita.
A Ericsson afirma que as mudanças visam tornar as operações mais eficientes e evitar a realização de trabalhos semelhantes em diferentes locais.
Não há planos para uma grande demissão em Portugal, mas a empresa não disse que não cortará alguns postos de trabalho. Em Espanha, já estão a ocorrer mudanças. A empresa está a trabalhar na redução da sua força de trabalho em cerca de 300 pessoas, o que representa aproximadamente 13% do pessoal local.
Esta reestruturação faz parte de uma tendência na indústria tecnológica.
No início deste ano, a Microsoft também combinou as suas operações em Portugal com outros países como a Turquia, a Grécia e os Balcãs, pondo fim ao estatuto de Portugal como negócio separado.
Apesar de a Ericsson afirmar que não há planos imediatos para demissões em Portugal, alguns especialistas locais acreditam que alguns postos já foram afetados.
A empresa não confirmou estas alegações.