O fabricante de aeronaves brasileiro Embraer estabeleceu uma nova subsidiária em Portugal, visando fortalecer suas operações de defesa e segurança na Europa. A subsidiária, chamada Embraer Defense Europe, terá sede em Lisboa.
Esta medida é um passo significativo na estratégia da Embraer para expandir sua presença na Europa, com um foco particular em fornecer soluções inovadoras de defesa e segurança aos países membros da NATO e da União Europeia (UE). O novo escritório será dedicado a cumprir os requisitos de defesa da NATO e da UE e será composto por profissionais especializados em gestão de programas, suporte e engenharia.
De acordo com Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defense & Security, a nova subsidiária reflete a visão de longo prazo da Embraer para a Europa. Ele enfatizou o compromisso da empresa em fortalecer relações com parceiros europeus e da NATO, oferecendo capacidades avançadas para satisfazer as necessidades operacionais das forças armadas europeias.
Vários países europeus, incluindo Portugal, Áustria, República Checa, Hungria e Países Baixos, já utilizam equipamentos da Embraer, como a aeronave multi-missão C-390 Millennium e a aeronave de treino avançado e ataque leve A-29N Super Tucano. Recentemente, a Embraer assinou um acordo para vender 12 aeronaves A-29N Super Tucano à Força Aérea Portuguesa, a primeira versão desta aeronave a ser adaptada aos sistemas de comunicações e requisitos operacionais da NATO.
A Embraer, líder global em aeronaves comerciais com até 150 lugares, opera em todo o mundo, com instalações nas Américas, África, Ásia e Europa. Em Portugal, a Embraer detém uma participação de 65% na OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal em Alverca.