Back

Devoteam vai despedir 14 funcionários na Lituânia devido à redução da carga de trabalho

A Devoteam Lituânia, parte do grupo francês de consultoria em tecnologia de nuvem Devoteam, está a cortar 14 empregos porque não têm trabalho suficiente, diz o Serviço de Emprego Lituano.

A empresa emprega 84 pessoas na Lituânia. Disseram às autoridades que as despedidas irão afetar principalmente engenheiros (6) e gestores (3). Estes cortes de emprego estão planeados entre 4 de fevereiro e 4 de março, de acordo com as leis laborais lituanas.

Milda Jankauskienė, do Serviço de Emprego, disse à Delfi que a decisão se deve a mudanças na empresa após a queda de trabalho.

Embora a Devoteam pague bem—cerca de 4.400€ a 5.600€ ou mais por mês antes de impostos—tem estado a ter prejuízos recentemente, com perdas na ordem dos milhões, segundo o Centro de Registos. Mas a Devoteam Lituânia não deve dinheiro à Sodra (segurança social) ou à Inspeção Tributária do Estado.

A Devoteam chegou à Lituânia em 2019 e tem escritórios em Vilnius e Kaunas. Abriram até um novo escritório em Kaunas em março de 2023, planejando continuar a investir em competências de tecnologia de nuvem, anunciou o Invest in Lithuania. Trabalham com grandes nomes como Google, Microsoft e AWS.

A Devoteam começou em 1995 e designa-se como uma empresa de consultoria tecnológica que utiliza IA e se concentra em plataformas de nuvem, dados e em ser sustentável. Mundialmente, têm mais de 11.000 trabalhadores em mais de 25 países na Europa, Médio Oriente e África.

Mensagem chave: Mesmo centros tecnológicos prósperos com bons salários não estão a salvo de reduções. Parece que 2026 será mais sobre lucros e eficiência, e menos sobre expansão a qualquer custo, o que significa escolhas difíceis.