A cleantech portuguesa Builtrix juntou-se ao projeto WeForming financiado pela UE no âmbito do Horizonte Europeu, visando transformar edifícios de consumidores passivos de energia em Edifícios Inteligentes de Formação de Rede (iGFBs). A iniciativa reúne 17 parceiros de nove países para desenvolver ferramentas digitais, estruturas de interoperabilidade e modelos de negócio que permitem que os edifícios participem ativamente nas redes de energia.
Em Portugal, a Builtrix lidera um projeto piloto no Palácio do Gelo Shopping em Viseu, um complexo de 175.000 m² com uma capacidade de 5,5 MW. O local inclui CHP, unidades de geração a gás, armazenamento de gelo, tratamento avançado de água e contadores inteligentes, tornando-se um excelente campo de testes para flexibilidade energética.
Ao aplicar ferramentas de previsão, análise e interoperabilidade baseadas em IA, o piloto mostrará como grandes instalações comerciais podem aumentar a eficiência, tornar-se nós de rede ativos e até gerar novas fontes de receita. “Edifícios como o Palácio do Gelo podem funcionar como fornecedores de serviços de flexibilidade, oferecendo otimização energética em tempo real e conformidade ESG,” disse Javad Hatami, cofundador e CEO da Builtrix.