Terry Newsome aqui — após 22 anos na Capgemini, é claro que problemas mais profundos estão a afetar a empresa mais do que apenas as tarifas, a economia fraca ou o impacto da IA.
A Capgemini parece presa entre duas realidades: tentando ser uma consultora de gestão de alto nível e um prestador de serviços de baixo custo. Esta confusão está a custar-lhes. Nos últimos meses, houve cortes significativos, incluindo muitos Vice-Presidentes, uma prática de SAP na América do Norte a encolher, e cortes no pessoal de vendas — tudo isto enquanto as novas vendas lutam para ganhar tração.
Financeiramente, 2024 foi difícil: as vendas e a margem operacional caíram, assustando os investidores apesar de um ligeiro aumento no lucro líquido. O preço das ações sofreu um golpe.
O moral dos funcionários também está baixo — queixas sobre estagnação salarial, lenta progressão na carreira, má gestão, política interna e problemas de equilíbrio entre vida profissional e pessoal são comuns.
A Capgemini enfrenta um caminho difícil pela frente. Se a nova liderança e a estratégia conseguirem mudar a situação, ainda está por ver.