Um par de empreendedores brasileiros, Sandro Maia e Danilo Santos, lançou a Squad Academy — uma startup sediada em Portugal projetada para ajudar profissionais de qualquer área a fazer a transição para o setor tecnológico. De carpinteiros a assistentes administrativos, os fundadores dizem que a mudança normalmente ocorre através de três pilares: aprendizado estruturado, desenvolvimento de portfólio e entrada guiada no mercado de trabalho.
Maia, originalmente do Rio de Janeiro e agora residindo em Braga, e Santos, da Bahia e baseado no Porto, construíram a plataforma edtech em torno de uma mentoria próxima em vez de um treinamento puramente técnico. Seus históricos abrangem tecnologia, plataformas digitais e desenvolvimento de talento. A primeira turma de estudantes, que começa no início de 2026, inclui alunos do Brasil, Portugal, Luxemburgo, Países Baixos e Inglaterra, mentorados por uma equipe dividida entre Portugal e Brasil. As aulas serão ao vivo, online e realizadas duas vezes por semana.
A startup opera remotamente entre Braga e Porto, com a expansão brasileira apoiada por mentores no Rio de Janeiro. O programa inclui desafios guiados, materiais de estudo, projetos de construção de portfólio e um assistente de IA que reforça o aprendizado. De acordo com Maia, o cerne da iniciativa reside em misturar tecnologia com apoio humano: “A transição de carreira não é teoria — é prática e estudo.” Ele acrescenta que mudar para a tecnologia significa tornar-se um solucionador de problemas em vez de simplesmente um executor.