A BPCE, um banco francês, abrirá o seu primeiro escritório em Lisboa como parte do seu plano de expansão em Portugal. Isto ocorre após a BPCE ter comprado o Novobanco ao Lone Star por 6,4 mil milhões de euros. O novo escritório em Lisboa irá trabalhar com as operações atuais da BPCE no Porto, onde mais de 2.000 pessoas já estão a trabalhar em funções de apoio.
BPCE controla a Natixis, um grande banco que lida com negócios e investimentos e está sediado em Paris.
O escritório de Lisboa ajudará a Natixis a aumentar a sua presença em Portugal e enquadra-se no plano da BPCE de aumentar os seus negócios no país. A BPCE afirmou que a compra do Novobanco não se trata de cortar custos. Não têm planos para despedir funcionários, e todos os mais de 4.000 trabalhadores do Novobanco, assim como quase 300 agências, permanecerão como estão.
Este é o primeiro passo que a BPCE está a dar em Lisboa e revela um plano maior para melhorar os serviços e trazer novas ideias a Portugal.
Eles irão combinar a rede do Novobanco para clientes regulares com as competências da Natixis em ajudar empresas e gerir investimentos.