A Bosch está a expandir a sua presença em Portugal com uma nova equipa em Braga focada no desenvolvimento de soluções para eBikes. Esta unidade, localizada na maior fábrica da Bosch em Portugal, atualmente tem 20 funcionários e espera-se que chegue a cerca de 40 até ao final de 2026 e mais de 50 até 2027.
A equipa de Braga irá trabalhar em pesquisa e desenvolvimento para sistemas de eBike, incluindo algoritmos de antirroubo baseados em IA e aprendizagem de máquina, software embutido, sistemas de validação, serviços na nuvem e infraestrutura de teste especializada (Device Farm).
Estas tecnologias visam tornar o uso de eBike mais seguro, mais conectado e mais confortável, mantendo os elevados padrões de qualidade e fiabilidade da Bosch. Vaithee Soundarrajan, responsável pelo Software Embutido na Bosch, destaca que a nova unidade irá apoiar funcionalidades que tornam a experiência com eBike mais pessoal, segura e sustentável.
A equipa irá trabalhar em estreita colaboração com a Bosch em unidades na Alemanha, Suécia e Ovar, que já projetam dispositivos de eBike conectados, como visores e comandos à distância. A Bosch está a procurar ativamente talento para a equipa de P&D de Braga, incluindo engenheiros de software embutido, programadores C++, cientistas de dados, engenheiros DevOps e especialistas em testes com experiência em Python. Isto está alinhado com a ênfase da empresa na mobilidade sustentável e na inovação tecnológica.