Bloq.it, i-charging e Coverflex continuam a ser as três empresas tecnológicas de mais rápido crescimento em Portugal, de acordo com o mais recente ranking Technology Fast 50 da Deloitte. O trio — com taxas de crescimento de 12,193%, 3,987% e 1,292% respetivamente — repete o pódio do ano passado, um desempenho que anteriormente os colocou entre os destaques na edição EMEA.
As 50 empresas classificadas deste ano geraram mais de €424 milhões em receita em 2024, crescendo uma média de 650% desde 2021, exportando €273 milhões e empregando mais de 3,700 pessoas. A distribuição geográfica continua a ser fortemente costeira: Lisboa lidera com 19 vencedores (38%), seguida pelo Porto com 15 (30%) e Braga com 8 (16%). Juntas, estas distritos representam 84% tanto das empresas como do seu volume de negócios.
Juntamente com a lista principal, a Deloitte distinguiu vários vencedores de categorias especiais:
• Critical Manufacturing — Market Catalyst da Google Cloud
• Manie, Ethiack, Beyond Vision — Rising Stars (com o apoio da Startup Portugal)
• Lince Capital, Unicorn Factory Lisboa — Venture Champion
• Baseform — Impact Award
• Ana Teresa Maia (expressTec) — Mulheres na Liderança
Segundo Pedro Brás da Silva, Partner na Deloitte, o grupo deste ano reflete o “desempenho notável” do ecossistema tecnológico de Portugal — desde startups a scaleups e players maduros — e o seu impacto no crescimento económico, criação de empregos e fortalecimento da paisagem de inovação do país.