A AWS relata que 41% das empresas em Portugal já estão a utilizar IA, de acordo com o seu último estudo, "Desbloquear as Ambições de Portugal em Inteligência Artificial na Década Digital 2025." Isto significa que cerca de 96.000 empresas começaram a usar IA no último ano, o que equivale a aproximadamente uma empresa a cada cinco minutos.
As startups estão a liderar o caminho, com 62% delas a utilizar IA, e mais de metade tornou a IA uma parte central do seu plano de negócios.
Empresas como a Unbabel e a Visor.ai estão a usar o Amazon Bedrock para as ajudar a crescer e a melhorar o atendimento ao cliente. Mesmo empresas mais antigas e estabelecidas não ficam para trás—empresas como a Secil e a Ascendi estão a usar IA para tarefas como gestão de funcionários, melhoria da segurança e suporte ao cliente.
Os resultados são claros: 77% das empresas que utilizam IA afirmam que a sua produtividade aumentou significativamente.
Mas ainda existem alguns desafios, como não conhecer as regras em torno da IA, pensar que é demasiado cara e não ter trabalhadores qualificados suficientes. A AWS está a trabalhar em soluções através de programas como o re/Start, AWS Academy e colaborando com universidades e instituições governamentais em Portugal.
A IA já está a fazer uma grande diferença em Portugal, mas para tirar o máximo partido dela, mais pequenas e grandes empresas precisarão de adotar a tecnologia.