A XRXES mudou-se oficialmente para Portugal com a Noexa IT-Solutions, uma empresa de consultoria tecnológica que trabalha com software e serviços tecnológicos. A Noexa, que começou em Julho de 2024 com 500.000 euros em financiamento da XRXES, planeia crescer rapidamente. Eles acreditam que vão atingir 500.000 euros em vendas em 2025 e 1,8 milhões de euros em 2026 porque estão a conseguir mais clientes e uma equipa técnica maior.
A Noexa, liderada pelo CEO Abílio Lopes, quer estabelecer-se mais em Espanha e Portugal nos próximos cinco anos. Também desejam melhorar o que oferecem em termos tecnológicos, contratar mais especialistas e começar a trabalhar com o governo. Estão a planear ir para a América Latina em 2028, usando Portugal como um elo entre a Europa e a América Latina.
Neste momento, a empresa tem 20 funcionários de três países. O maior grupo XRXES tem 80 funcionários em 14 países. A empresa afirma que Portugal é agora o principal centro tecnológico do grupo, responsável por software, recursos humanos, design, comunicações, TI e operações. Recentemente, trabalharam em coisas como um planeamento de reforma para o SVS da Áustria, que pode ser utilizado em computadores e telemóveis.
A Noexa gasta 12% da sua receita anual em pesquisa, o que demonstra que se preocupam com novas ideias. Dizem que novas tecnologias como IA e automatização são importantes para o seu crescimento futuro. O CEO Abílio Lopes afirma que vê a IA como uma forma de tornar as coisas mais rápidas e ajudar as pessoas a serem mais criativas, para que possam concentrar-se no que realmente importa.