Back

Programa de Rescisão Voluntária da Altice a Terminar até ao Fim do Ano

Os colaboradores que se inscreveram no programa de rescisão voluntária da Altice podem deixar a empresa até 31 de dezembro.

De acordo com os sindicatos, isto inclui 800 colaboradores que se registaram oficialmente e 200 que já concordaram em sair, além de 66 trabalhadores que serão deslocados para funções menos qualificadas.

O programa de saída voluntária da Altice inclui aposentações, saídas antecipadas e acordos mútuos para terminar o vínculo laboral.

Os sindicatos afirmaram que alguns trabalhadores foram pressionados, assediados ou intimidado a aceitar saídas que foram chamadas de “voluntárias”, mas a empresa disse que não tinha conhecimento de tais incidentes.

Os sindicatos também disseram que os 66 trabalhadores que estão a ser deslocados para diferentes funções terão menos responsabilidades, horários de trabalho fixos e perderão a flexibilidade que anteriormente tinham.

Ao mesmo tempo, os sindicatos estão a trabalhar num novo plano salarial para 2026, que será discutido com a empresa no final de novembro ou início de dezembro.

Reforçaram que os aumentos salariais não podem ser adiados mais, especialmente não por questões sobre produtividade ou problemas económicos, como aconteceu em 2025.

Até ao final de 2025, o programa de saída voluntária terá afetado cerca de 1.000 colaboradores, o que representa uma grande mudança para a Altice em Portugal.