A Addvolt, a startup portuguesa conhecida pelas suas soluções elétricas inovadoras para camiões refrigerados, foi totalmente adquirida pela Carrier, o líder global baseado nos EUA em HVAC e refrigeração de transporte. Nascida em 2014 no UPTEC – o hub tecnológico da Universidade do Porto – a Addvolt foi a primeira empresa apoiada pela Carrier Ventures em 2022. Agora, apenas alguns anos depois, faz parte da família Carrier.
A startup, com sede em S. Mamede de Infesta desde 2020, desenvolveu um sistema plug-in que permite aos camiões recuperar, armazenar e usar energia elétrica, reduzindo significativamente o consumo de combustível e as emissões. Em 2023, empregava cerca de 50 pessoas e registou 8,2 milhões de euros em receita.
“Isto é mais do que uma compra – é uma medida estratégica para impulsionar a inovação além do transporte refrigerado tradicional,” disse Edward Dryden da Carrier. Com raízes em Portugal e investidores da Alemanha, Portugal e EUA, a Addvolt agora entra no palco global.