Back

A Accenture Termina os Objetivos Globais de Diversidade e Inclusão em Meio a Mudanças de Políticas nos EUA

A Accenture (ACN.N) optou por cessar os seus objetivos globais de diversidade e inclusão (DEI), citando mudanças no cenário político dos EUA, de acordo com um memorando interno da CEO Julie Sweet visto pela Reuters.

A empresa irá eliminar os seus objetivos de DEI definidos em 2017, incluindo programas de desenvolvimento de carreira ajustados a grupos demográficos específicos. Esta mudança alinha-se a uma tendência mais ampla entre grandes empresas como Meta, Alphabet e Amazon, que também reduziram suas atividades de DEI após o regresso de Donald Trump ao governo dos EUA.

Sweet afirmou que a decisão foi motivada por uma revisão de políticas internas, a evolução das regulamentações nos EUA e ordens executivas recentes, às quais a empresa deve se conformar. Trump emitiu várias ordens executivas visando anular programas de DEI em setores tanto públicos como privados desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro.

Além disso, a Procuradora Geral dos EUA, Pam Bondi, anunciou recentemente que o Departamento de Justiça irá investigar e penalizar programas de diversidade ilegais em empresas privadas.

Principais Mudanças na Accenture:

- Os objetivos de DEI não serão mais utilizados para avaliar o desempenho dos funcionários.

- A submissão de dados a estudos externos de comparação de diversidade será interrompida.

- Associações externas de DEI serão analisadas como parte de uma renovação mais ampla da estratégia de capacidade.

O mais recente relatório anual da Accenture mostra que as mulheres representam 48% da sua força de trabalho e 30% das posições de gestão. Em 2020, a empresa também estabeleceu objetivos de recrutamento de raça e etnia para os EUA e Reino Unido, mas o seu futuro continua incerto.

Entretanto, a Institutional Shareholder Services (ISS), uma importante empresa de consultoria para acionistas, pediu aos investidores da Apple (AAPL.O) que votassem contra uma proposta para eliminar as políticas de DEI da fabricante de iPhones, refletindo o debate em curso sobre os esforços de diversidade corporativa.