A Sovos, uma empresa global que auxilia negócios com conformidade fiscal e faturação eletrónica, decidiu tornar Lisboa o seu escritório principal na Europa. Rui Fontoura, o responsável da Sovos na Europa, disse que Portugal é onde se localiza o único escritório físico da empresa na Europa, juntamente com a Turquia. Esta mudança ocorreu após a compra da Petapilot e da Saphety em 2021. Agora, todas as operações regionais estão baseadas em Lisboa, com trabalhadores a mudarem-se do Reino Unido, Suécia e Países Baixos.
Fontoura afirmou que a faturação eletrónica é a principal razão para o crescimento da empresa.
Ele mencionou que Portugal é mais lento na adoção de faturação B2B eletrónica em comparação com países como França, Itália e Polónia, pois ainda não é exigido por lei. “Só quando houver um prazo claro estabelecido por lei é que as empresas verão os verdadeiros benefícios da digitalização,” disse ele.
A Sovos está a usar IA tanto nas suas operações internas como nas ferramentas que disponibiliza aos seus clientes.
A sua nova plataforma Sovos Intelligence utiliza IA para verificar faturas, relatórios SAF-T, informações sobre IVA e outros dados fiscais. Isso dá às empresas uma visão clara do que a autoridade fiscal vê. Fontoura disse que as empresas devem visar a conformidade proativa, e não apenas reagir às regras. “Deveria fazer parte do plano anual de uma empresa investir numa solução fiável e escalável—especialmente antes que novas leis se tornem mais rigorosas,” acrescentou. A Sovos irá mostrar estas ferramentas no Portugal Digital Summit, com demonstrações ao vivo, exemplos reais e oportunidades para conhecer especialistas em TI e conformidade.