Schleswig-Holstein, o estado mais ao norte da Alemanha, fez uma grande mudança na sua configuração digital.Eles pararam de usar Microsoft Exchange e Outlook e agora utilizam Open-Xchange e Mozilla Thunderbird. Levou seis meses para transferir mais de 40.000 contas de email e 100 milhões de mensagens de forma suave.
Dirk Schrödter, o ministro da digitalização, disse que este movimento é um grande passo rumo à independência digital.
Ele mencionou, “Queremos estar livres das grandes empresas de tecnologia e ter controle sobre os nossos próprios sistemas.” Ele também disse que Schleswig-Holstein está a liderar o caminho, sendo um dos poucos governos que utilizam plenamente sistemas de email de código aberto.
Esta mudança faz parte de um plano maior para mudar de software privado para opções de código aberto.
Por exemplo, estão também a usar LibreOffice em vez de Microsoft Office. A estratégia do estado para inovação aberta e software de código aberto visa reduzir a dependência de grandes empresas tecnológicas dos EUA e dar mais controle sobre os dados dos cidadãos.
Outros lugares europeus, como o exército da Áustria e o governo da cidade de Lyon, estão a fazer o mesmo. Na Europa, escolher código aberto não é apenas uma decisão tecnológica - é também uma maneira de mostrar liberdade política e digital.