Back

Portugal planeia vistos acelerados para atrair talento em IA

Portugal está a trabalhar num plano para trazer rapidamente mais especialistas em IA para um programa de vistos acelerados.

Portugal tem como objetivo tornar-se um dos principais centros de IA na Europa, e eles sabem que isso exige mais do que apenas tecnologia, precisam de talento, também. A Agenda Nacional para a Inteligência Artificial (ANIA), aprovada no início de 2026, mostra o plano de IA de Portugal até 2030. Tem mais de 400 milhões de euros em apoio, principalmente de fundos da UE.

Uma parte fundamental de ANIA é a implementação de um sistema de visto mais rápido para os melhores profissionais em IA, chamado ‘AI Fast Track’. O objetivo é reduzir a burocracia, acelerar o tempo necessário para obter um visto e tornar Portugal um lugar melhor para talento global em áreas como aprendizagem automática, ciência de dados, engenharia de IA e cibersegurança.

Este novo sistema ainda não está operacional, mas Portugal tem outras opções para trabalhadores tecnológicos neste momento, como o Visto Tecnológico, o Visto de Atividade Altamente Qualificada D3, o Cartão Azul da UE, e o Visto de Startup. A ANIA não eliminará estes, mas adicionará um processo de imigração mais rápido e focado nas necessidades do campo da IA.