O grupo bancário francês BPCE está a liderar a compra do Novo Banco, apresentando uma oferta mais alta do que a da CaixaBank de Espanha. Juntamente com isso, o BPCE prevê aumentar o número de empregos no seu centro de serviços partilhados Natixis no Porto, onde atualmente emprega cerca de 2.500 pessoas. A empresa pretende adicionar várias centenas de novas posições, sinalizando um claro compromisso com Portugal.
Ao contrário de outros licitantes, o BPCE não vai cortar empregos se o negócio for concretizado, uma vez que não opera no banco de retalho em Portugal. Isso contrasta fortemente com as potenciais reduções de emprego esperadas se a CaixaBank ou outros vencerem, especialmente dada a resistência do governo em apoiar os custos de desemprego associados a tais cortes.
O BPCE, o segundo maior grupo bancário em França e proprietário do Natixis, está a reforçar a sua presença aqui — uma movimentação que ocorre à medida que o fundo Lone Star, que controla a maior parte do Novo Banco, se aproxima de uma decisão de venda.