A Continental AG anunciou planos para desligar a sua divisão ContiTech, que se centra em elásticos e plásticos, tornando-se uma entidade independente. Este movimento faz parte da estratégia da empresa para se tornar um fabricante de pneus puro após o desmembramento da sua divisão automóvel. O CEO Nikolai Setzer expressou que, com mercados cada vez mais instáveis e dinâmicos, ter uma abordagem especializada e ágil através de negócios puros é crucial.
A divisão de pneus, que emprega cerca de 57.000 pessoas, foi o segmento mais rentável da Continental no ano passado, gerando cerca de 14 mil milhões de euros (15,3 mil milhões de dólares) em receitas com uma margem de lucro de 13,7%, significativamente superior à margem global da empresa de 6%.
No entanto, a decisão gerou críticas por parte de representantes de trabalhadores, que consideram a divisão "socialmente irresponsável" e argumentam que as divisões ContiTech e de pneus estão demasiado entrelaçadas para justificar tal separação.
Esta reestruturação surge após o conselho de supervisão da Continental ter aprovado formalmente o desmembramento da sua unidade automóvel, que está previsto para ocorrer ainda este ano. A indústria automóvel em geral, incluindo principais jogadores como a Mainland, Bosch e ZF, está a passar por uma reestruturação significativa devido a desafios como a redução da produção automóvel, altos custos e tensões comerciais que afetam as exportações.