A Continental AG anunciou planos para desligar a sua divisão ContiTech, que se centra em elastómeros e plásticos, tornando-a uma entidade independente. Este movimento faz parte da estratégia da empresa para se tornar um fabricante de pneus puro após a separação programada do seu setor automóvel. O CEO Nikolai Setzer expressou que, com mercados cada vez mais voláteis e dinâmicos, ter uma abordagem especializada e ágil através de negócios puros é crucial.
A divisão de pneus, que emprega cerca de 57,000 pessoas, foi o segmento mais rentável da Continental no último ano, gerando cerca de €14 mil milhões ($15,3 mil milhões) em receitas, com uma margem de lucro de 13,7%, significativamente superior à margem geral da empresa de 6%.
No entanto, a decisão gerou críticas por parte de representantes dos trabalhadores, que consideram a separação "socialmente irresponsável" e argumentam que as divisões ContiTech e de pneus estão demasiado interligadas para justificar tal separação.
Esta reestruturação ocorre após o conselho de administração da Continental ter aprovado oficialmente a separação da sua unidade automóvel, que está prevista para ocorrer ainda este ano. A indústria automóvel em geral, incluindo grandes nomes como Mainland, Bosch e ZF, está a passar por uma reestruturação significativa devido a desafios como a diminuição da produção de automóveis, altos custos e tensões comerciais que afetam as exportações.