Back

O Marketing B2B em Portugal Foca na Consciencialização, Leads e Tecnologia

Apresentado no 4º Martech B2B Summit, o estudo "Panorama do Marketing B2B em Portugal – 2025" pela Martech Digital oferece um retrato das estratégias B2B em Portugal, com base em contribuições de profissionais de marketing, vendas e gestão.

A consciencialização da marca e o posicionamento são as principais prioridades para 69% dos profissionais de marketing B2B, refletindo desafios na diferenciação e longos ciclos de tomada de decisão. Perto, 66% também destacam a necessidade de gerar leads qualificados, sublinhando o impacto direto do marketing no pipeline e nas vendas.

A experiência do cliente é outra área de foco para 52%, com as empresas a esforçarem-se por jornadas mais consistentes e centradas no cliente. Em termos de transformação digital, 45% citam o investimento em tecnologia como uma prioridade estratégica.

A IA lidera a agenda tecnológica (35%), valorizada pela automação, insights e personalização. É seguida pela automação de marketing (25%), CRM (14%) e análise de dados (13%), que são fundamentais para alinhar marketing e vendas e tomar decisões informadas.

“O marketing B2B está a ganhar relevância estratégica, alinhando-se mais com o crescimento e a diferenciação,” diz Ana Barros, CEO da Martech Digital. “Apesar dos diferentes níveis de maturidade, a direcção é clara: marketing orientado por dados, automatizado e centrado na experiência, apoiado por tecnologia e liderança.”